domingo, maio 16, 2010

Quatro bons amigos.


Dos presentes, quem não tem hoje cabelos brancos, é porque os pinta!!!
Só identifico 4... Passaram-se 40 anos, desde que foi tirada esta foto...


Em cima, à esquerda, de óculos - o Duarte.
Tenho saudades tuas, miúdo. Nunca mais soube de ti, que fazes, onde andas??? Recordei-te a vida inteira. Durante muitos anos trabalhei numa escola onde havia a Unidade de Surdos e para onde eram canalizados os miúdos de todo Algarve. Nem imaginas as vezes que me vieste à memória, nem os sorrisos silênciosos que me afloravam aos lábios, quando "te via" nesses miúdos, meus alunos... Perdi-te no tempo e no espaço, bem gostaria de te voltar a ver...
À direita, de olhos quase fechados(!!!), estou eu...
O fotógrafo, meu pai, bem podia ter esperado por melhor pose da sua filha...
Em baixo, "a minha parente" Candinhas por quem os meus pais e eu própria temos uma grande amizade e um carinho muito especial. Sempre nos tratámos assim...por parentes. Talvez isso quisesse dizer que, não sendo familiares, éramos quase...dado que a amizade que nos uniu e une, ainda hoje, é muito grande.
Por último, o Aníbal - nosso grande amigo e enfermeiro, à epoca. Ele continua igual. Tive o prazer de o encontrar no ano passado e de termos posto, um pouco, a conversa em dia.

Gosto de olhar as fotos antigas e descobrir semelhanças.
Gosto de recordar a minha meninice, os meus amigos.
Gosto de lembrar, como éramos todos tão amigos e tão felizes.
Gosto de ALCOUTIM, gosto mesmo!...

sexta-feira, maio 07, 2010

RIBEIRA dos CADAVAIS - Praia Fluvial de Alcoutim

PEGO FUNDO
Ribeira dos Cadavais há 40 anos...
Alguns dos meus amigos aprendiam a nadar aqui neste local ou um pouco mais abaixo onde fica hoje a ponte. Nunca tive essa sorte porque a minha mãe tinha um medo terrível que me afogasse. Devo ter sido das poucas miúdas que não aprendeu a nadar na ribeira!!!
Deste local em especial, ainda me lembro de ir com a Gracinha à horta apanhar laranjas e, no regresso, brincarmos aqui e apanharmos enguias minúsculas...
Mais tarde, já no Liceu, aprendi que as enguias adultas desovam no Mar dos Sargaços depois de uma longa viagem migratória com origem nos rios da Europa e da América. As larvas eclodem no mar e, após algum tempo, são levadas pela corrente do golfo e, já perto da costa, encontram os mesmos rios de onde vieram os seus progenitores. Sobem o rio e iniciam a vida adulta...
Recordei, nessa aula de Zoologia, a nossa " pescaria de enguias bebés" e pensei que só podiam ser cobras de água...
Senti um calafrio... se há bicho que me apavora, é cobra...

PEGO FUNDO
Ribeira dos Cadavais hoje...
Local de recreio e lazer, por excelência, é hoje a Praia Fluvial do Pego Fundo um dos maiores atractivos do concelho. Situada já próximo da foz com o Rio Guadiana, é uma praia de areia dourada bastante bem equipada com um vasto leque de infraestruturas e serviços.
Para além do apoio de praia com nadadores salvadores, bar, sanitários, duches, parque automóvel e acessos adaptados para deficientes, a Praia dispõe ainda de um parque de merendas, de parque geriátrico, campo de voleibol e uma área para actividades lúdicas e desportivas.( fonte C.M.A)
Um belo sítio para passar uma tarde em família... digo eu!...
Obs: A primeira foto foi tirada pelo meu pai/ João Baltazar Guerreiro, há mais de 40 anos...
A segunda foi retirada da Internet.