sexta-feira, maio 07, 2010

RIBEIRA dos CADAVAIS - Praia Fluvial de Alcoutim

PEGO FUNDO
Ribeira dos Cadavais há 40 anos...
Alguns dos meus amigos aprendiam a nadar aqui neste local ou um pouco mais abaixo onde fica hoje a ponte. Nunca tive essa sorte porque a minha mãe tinha um medo terrível que me afogasse. Devo ter sido das poucas miúdas que não aprendeu a nadar na ribeira!!!
Deste local em especial, ainda me lembro de ir com a Gracinha à horta apanhar laranjas e, no regresso, brincarmos aqui e apanharmos enguias minúsculas...
Mais tarde, já no Liceu, aprendi que as enguias adultas desovam no Mar dos Sargaços depois de uma longa viagem migratória com origem nos rios da Europa e da América. As larvas eclodem no mar e, após algum tempo, são levadas pela corrente do golfo e, já perto da costa, encontram os mesmos rios de onde vieram os seus progenitores. Sobem o rio e iniciam a vida adulta...
Recordei, nessa aula de Zoologia, a nossa " pescaria de enguias bebés" e pensei que só podiam ser cobras de água...
Senti um calafrio... se há bicho que me apavora, é cobra...

PEGO FUNDO
Ribeira dos Cadavais hoje...
Local de recreio e lazer, por excelência, é hoje a Praia Fluvial do Pego Fundo um dos maiores atractivos do concelho. Situada já próximo da foz com o Rio Guadiana, é uma praia de areia dourada bastante bem equipada com um vasto leque de infraestruturas e serviços.
Para além do apoio de praia com nadadores salvadores, bar, sanitários, duches, parque automóvel e acessos adaptados para deficientes, a Praia dispõe ainda de um parque de merendas, de parque geriátrico, campo de voleibol e uma área para actividades lúdicas e desportivas.( fonte C.M.A)
Um belo sítio para passar uma tarde em família... digo eu!...
Obs: A primeira foto foi tirada pelo meu pai/ João Baltazar Guerreiro, há mais de 40 anos...
A segunda foi retirada da Internet.

Sem comentários: