Há muitos séculos, antes de Portugal existir e quando o Al-Gharb ainda pertencia aos árabes, reinava em Chelb, a futura Silves, o famoso e jovem Ibn-Almundim que nunca tinha conhecido uma derrota.
Certo dia, entre os prisioneiros de uma grande batalha ,viu uma linda jovem de olhos azuis e porte altivo. Chamava-se GILDA e era conhecida como a Bela Princesa do Norte. Impressionado com tamanha beleza, o Rei Mouro deu-lhe a liberdade e conquistou-lhe a confiança. Certo dia, confessou-lhe o seu amor e pediu-lhe para ser sua mulher.
Durante algum tempo foram muito felizes, mas... não se fechem as princesas, nem que o castelo seja de ouro puro... Apesar daquele amor e de toda a felicidade do dia a dia, a PrincesaGILDA foi ficando cada dia mais triste…
Um velho cativo das terras do norte, pediu então para ser recebido pelo Rei e revelou-lhe que a Princesa sofria de nostalgia da neve do seu país distante. Então, os conselheiros, sugeriram ao rei que mandasse plantar amendoeiras por todo o reino. Muitas amendoeiras que, quando florissem dariam à Princesa a ilusão das neves da sua terra.
O Rei assim fez e, no Inverno seguinte levou a PrincesaGilda ao terraço mais alto do castelo.
_Ah!… exclamou ela.
Lágrimas de alegria surgiram nos olhos lindos da Princesa. Sentiu que as forças regressavam ao presenciar aquela visão indescritível do branco alvo que se estendia a perder de vista. Adeus, adeus saudade das terras do norte cheias de neve, mas à míngua de Sol... Astro-Rei que ilumina e aquece e torna ainda mais azul o Céu algarvio.... Este maravilhoso azul do Céu azul, sobre o azul do Mar... que só o Algarve tem.
O Rei Mouro e a PrincesaGILDA viveram longos anos de um amor intenso esperando ansiosos a chegada do mês de Janeiro…porque o mês de Janeiro trazia sempre, ano após ano, o maravilhoso espectáculo das amendoeiras em flor!
Aos pesquisadores de lendas:Esta é uma Lenda adaptada. É a " nossa lenda" que também é tua.
Sem direitos de autor, claro..., podes levá-la e bom trabalho!!! :))
Sem comentários:
Enviar um comentário