quinta-feira, outubro 30, 2008

Algarve - ALCOUTIM - Beira Baixa


ALCOUTIM para mim era única. Só havia uma terra com este nome e era a minha. Eis senão quando, num passeio de Abrantes à Sertã, encontro outra Alcoutim. Olho para a placa, poso para a foto e, não resisto, vou até lá.
Nos três carros que me acompanham, só eu me identifico com aquele nome no entanto, todos sabem porque quero lá ir...
Chegamos e fico olhando num misto de admiração e encanto, aquele pequeno lugar de pouco mais de uma vintena de casas. Apenas uma rua que subimos em fila. No cimo, paramos. Aparece o Sr. Manuel Antunes de oitenta anos seguido, de perto, pela esposa.
A porta da adega abre-se logo para os homens e às senhoras recomenda-se a habitação. Pela porta entreaberta podemos ver as paredes cobertas de calendários e logo percebemos...Acabamos todos sentados na escadaria, bebendo e conversando, num alegre convívio que trouxe reminiscências do passado ao dono da casa.
Havia outra Alcoutim, ele sabia. Já lá tinha trabalhado perto, na ceifa do Alentejo quando era jovem. Tinha sido um " ratinho das Beiras ",como eram chamados pelas moçoilas alentejanas. Diziam elas que eles só comiam pão e queijo...
_Não gostavam de nós, os alentejanos. Eram tempos difìceis e nós íamos fazer baixar as jornas e tirar-lhes algum trabalho - dizia o sr. Manuel.
Nesse tempo, chegado que foi ao Alentejo, escreveu à namorada que ficara na terra. Essa primeira carta foi parar, imaginem, a Alcoutim do Algarve.
Assim, aprendeu que havendo outra, tinha que identificar melhor a sua:
Alcoutim ... da Cumeada - Sertã - Castelo Branco.
E nunca mais qualquer carta se perdeu!...

Hoje teria que ser assim:
Alcoutim
6100-352 CUMEADA

Do João Manuel, meu amigo POETA:

Pode haver outro Alcoutim
Se tu dizes, acredito,
Até mais perto de mim
Mas o teu... é mais bonito!

O da Beira, não conheço,
Mas no teu já lá passei;
A grande pena, confesso,
É que então...não te encontrei!

A vida prega partidas
E fico aqui a cismar...
Se numa das minhas idas
Não te irei lá encontrar!

O Mundo rola e rebola
Em constante rotação;
E tudo se desenrola
Mas sem estar na nossa mão!...

Se se encontra uma pessoa
Como tu, tão cativante,
a gente a vida abençoa
Por nos dar um diamante!

Parabéns a Alcoutim
Que afinal te viu nascer;
Só num lugar belo assim
Tu poderias crescer!

E a pureza que inspira
Essa terra linda e calma,
E que a gente admira
Na limpidez da tua alma.

http://robinsoncrosue.spaces.live.com
Obrigado pelo carinho, João.
Beijo

2 comentários:

lunaplena disse...

A pouco e pouco o blog vai crescendo...
A filhota passou só para deixar um beijinho.
sandra

Português desiludido disse...

Desconhecia a existência de outro Alcoutim.
Mas, para mim, há só um, do Xico Amaral e mais nenhum.
Abr
Pedro