domingo, julho 31, 2016

Era assim o ALGARVE...


Era assim o nosso Algarve há 100 anos, (conforme link abaixo) e também há 50 anos, bem me lembro... Algumas destas vivências ainda as recordo dos tempos de férias em casa dos meus avós maternos e paternos. Não só os meus bisavós e avós viveram sempre "neste Algarve" como também muitos de nós ainda o vivemos e o podemos recordar.
É para mim um grande privilégio ter nascido numa destas casas, de ter avós que íam à feira de burro, de ter comido o pão cozido num forno mandado construir por 5 famílias vizinhas, esse maravilhoso pão que durava 8 dias dentro de uma arca tapado com um tendal, de ter comido com garfos de ferro, ainda hoje guardo alguns, de ter comido excelentes almoços e jantares cozinhados, em panelas de barro, por horas a fio, em fogo de chão... e tantos outros modos de viver aqui descritos.
Veio-me agora à memória a chegada do "almocreve", ao Monte, que trazia o peixe do litoral e regressava com os ovos e o mel da serra... uma dúzia de ovos em troca de um quarteirão de sardinhas... a troca directa de produtos durou até à minha meninice, na serra algarvia. Parece que vejo a minha avó com os ovos no regaço para dar ao homem e o alguidar de barro na mão, para receber as sardinhas...
Quanta beleza havia nesse Algarve, na simplicidade das gentes, na riqueza do mar, que nos dava o peixe e o sal. e em tudo o que a terra dava...
Poderia acrescentar muito, a este estudo, na primeira pessoa. Felizmente guardo essas vivências, nas minhas memórias de menina. Também estou grata pelo que fomos conseguindo mudar para melhor... porque a vida dos meus avós foi dura. Trabalhavam de sol a sol, nas suas terras, o que já foi muito bom.

-
Lê o artigo, aqui/ Sul Informação *

Sem comentários: