segunda-feira, outubro 31, 2016

Papas de milho ... ou xerém.

Xerém com mel ou com conquilhas, qual preferem?... 

Como sou serrana aprendi a comê-las com mel. Tínhamo-lo com fartura, que a serra o dava. 
O milho era milho... e as papas eram de milho. Depois vim aconhecer-lhe outros nomes, quando me instalei no litoral. Diziam-me que, com mel, nunca haviam comido e estranharam. Diziam-me que com "grizéus" é que eram excelentes e com conquilhas divinais... 
Provei, estranhei, mas vim a gostar e, sim, como-as desde então, mas nunca suplantararão, nas minhas papilas gustativas, o gostinho do mel serrano, porque são ainda os sabores da minha infância, que me fazem crescer água na boca...
E foi assim, partilhando sabores da serra e do mar fomo-nos habituando e enriquecendo o cardápio familiar.
Mel... 
Mel do nordeste... mel que o meu filho me traz produzido pelas suas abelhinhas nordestinas ... mel lá das terras dos seus antepassados, mel com sabor do nosso rosmaninho. E ,porque vem do que é nosso, tem ainda mais encanto...
Xerém, como se diz no litoral... Papas de milho, como se diz lá na serra... o meu jantar de hoje.
Papas de Milho com Mel de Rosmaninho ou Xerém com Mel, nomeiem como preferirem.
Falta-lhe a cor, é verdade que até o milho anda pálido... e já não o há como antigamente.


Sem comentários: