terça-feira, outubro 19, 2010

Um adeus dói sempre!...

Odília e Isabel em 1959 - Gostei de te abraçar, miúda!!!

Hoje foi um dia difícil porque são sempre dificeis os dias de dizer adeus a alguém, para sempre!... Há rasgos de muita saudade nestas alturas, saudades dos que vão e dos que já foram. Saudades das vivências que perduram nas nossas memórias mais recônditas e são recordadas aqui com uma prima, ali com um amigo de infância, além com alguém conhecido. Saudades dum tempo que se esfuma a cada dia e em cada amigo que parte...
Impreterívelmente, essas horas em que revivo o passado levam-me sempre à infância e causam-me um misto de alegria e tristeza. Alegria porque recordar é viver 2 vezes; tristeza porque a realidade, neste caso, é sempre sinónimo de ausências...
Hoje, o meu pai esteve ainda mais presente no meu pensamento... porque o João era um primo especial, por quem ele nutria grande estima. É nestes momentos de grande interiorização em que estamos ali pensando em tudo e em nada, aguardando sem relógio e sem pressas que conseguimos apreender o que afinal tem significado: os vínculos que unem as pessoas, as lágrimas sentidas, os pequenos gestos, os parcos dizeres...
E para finalizar, a certeza de que são consolo hoje, os sorrisos que nos aguardam, algures, no amanhã distante!...

3 comentários:

João disse...

Olá Odília!

Já conhecia o teu Blogue, mas parece que dedicado mais à casa do Monte. Cheguei aqui por entre sussuros...
Devo felicitar-te pela tua dedicação à terra onde nasceste, ás tuas origens!
A miúda a que te referes aqui não costuma navegar por estas bandas, mas senti-a sensibilizada pela referência que lhe fazes, embora não se recorde nem se reconheça na foto! Mas a mim parece-me que é de facto ela!
Ela gosta muito de recordar a sua infância e não se cansa de vivenciar à distância os momentos que viveu contigo, tanto em Alcaria Alta como em Loulé e outras paragens...Sou testemunha dos seus sentimentos sãos e entendo por isso algumas frustações quando certas palavras, o tempo e o modo maculam o seu pensamento linear e pragmático!
Alcaria Alta já é para mim um ponto de referência, daí que me interesse tudo quanto se escreva ou faça referência àquele Monte!
2010 foi para nós um "annus horribilis", razão pela qual nos ausentámos demasiado daquela Serra! Mas já estivemos lá agora em 17 de Dezembro numa matança de Porco em Sta Justa com a Conceição! :) Foi lindo!
Beijinhos
João

odili@ disse...

Não João, o blog mais dedicado à casa do monte é o da sandra, esse sim todo ele dedicado a Alcaria Alta:
http://alcariaalta.blogspot.com

Não tenho duvidas de que a miuda que aqui esta comigo seja a Isabel, a foto é bastante antiga, sempre a vi e os meus pais sempre me disseram isso. Depois tb tu lhe reconheceste alguns traços que ainda mantém.

Bom ano 2011 e que vos traga coisas boas, de facto o anterior foi complicado. Bjos

João Rodrigues disse...

Bem, eu tenho aqui o endereço:

http://moura-do-castelo-velho.blogspot.com/2009/07/casa-do-monte-alcaria-alta.html

e outro ( que me parece o mesmo):

http://moura-do-castelo-velho.blogspot.com/

o da Sandra é:

http://alcariaalta.blogspot.com/

Certo?

Bjs - João