quinta-feira, setembro 13, 2012

Dr João Lopes Dias - Alcoutim

 


No dia 5 do corrente, a Câmara Municipal de Alcoutim homenageou o Dr. João Lopes Dias (1932-2007), médico e benemérito de Alcoutim.
O Dr João Dias foi um grande médico e um grande amigo do meu pai e vi-o pela ultima vez lá em casa quando o meu pai já estava muito doente. Saíu do quarto com lágrimas nos olhos, percebi quão dificil foi, para ele, rever o amigo naquelas circunstâncias.
Sempre o respeitei e admirei muito desde pequena, tal como à esposa D.Vic como, carinhosamente, lhe chamávamos. Pesa-me na consciência um pedido que me fez e que eu não cumpri - " Tens que escrever mais vezes para o nosso jornal"...
Lembro-me de 2 bons conselhos que me deu, em miúda:
_ Chocolate? Não abuses, menina. Come-o com pão faz menos mal e sabe maravilhosamente. Aprendi assim, a comê-lo com pão e ainda hoje acho que é uma delícia...
_Estuda Maria Odília, porque um curso é a melhor herança que os teus pais te podem deixar. (Chamava-me assim e eu gostava. Era das poucas pessoas que me chamava pelos 2 nomes...)
Segui estes 2 conselhos - ainda hoje como chocolate com pão e tirei o meu curso. Foram palavras sábias, aquelas, que hoje recordo.
Curiosamente a minha filha foi, no ano lectivo 2010/2011, professora de Português do neto - o filho do João. Lá do céu, decerto, ele viu e ficou contente...
Obrigado, Doutor, por isto e por tudo o mais!...
 
Leia mais aqui:
 

Sem comentários: