quinta-feira, setembro 27, 2012

Já tinha uma amiga, ganhei uma prima....

Há coisas engraçadas...
Em 2001 conheci na Escola Dr José Neves Júnior em Faro a Maria Teixeira, que ainda hoje é uma das minhas grandes amigas. Uma amiga daquelas que entram na nossa vida e não saem dela... Conversa vai, conversa vem e ela diz:
_ Como és de Alcoutim, deves conhecer uns primos que tenho em Martinlongo - O Zé Rosa o dono da Serralgarve/Panificadora...
_Pois claro. Conheço-o desde miúda e sempre o ouvi tratar o meu pai por parente e viceversa... se calhar ainda somos primas, queres lá ver?!...
_ Olha que era uma grande coincidência...
A conversa ficou por aqui e, ao longo dos anos, sempre regámos e adubámos a amizade nascida naquela escola... porque houve empatia, porque estas coisas não se explicam, em cento e tal professores, amizade como esta, foi só com ela...
 
Hoje, 3 gerações da família - avó, filha e netos levantámo-nos cedinho e fomos a Alcoutim, com o intuito de conhecer e fotografar as minhas terras que, não sendo grandes propriedades, são minhas embora lhes desconheça os limites. Isto porque há viver e morrer e quem sabe bem das coisas é a avó.
A minha amiga Maria que está, desde há 2 dias, aqui comigo acompanhou-nos. Em Martim Longo, depois do cafézito para relaxar e abrir a pálpebra, lá fomos à Serralgarve comprar o pão fresquinho... que é como quem diz - o pão quentinho!!!  
O objectivo era ver também o dito primo da Maria... Chegadas lá, feitos que são os cumprimentos, volta aquela conversa, em "maturação", há muitos anos.
_Ó José Rosa diga-me cá uma coisa: Você e o meu pai chamavam-se de parentes por que eram mesmo parentes, primos, familia ou...nada??
_ Tratávamo-nos assim porque o meu avô e o avô do teu pai eram primos direitos.
_ Então a minha avó era Isabel Teixeira, aqui a minha amiga é Maria Teixeira, você é primo da minha avó e da Maria logo, eu e ela...
_ Logo, tu e ela são primas...
 
Se não existe o acaso,obrigatoriamente, tudo no Universo está determinado, isto é, tem um propósito. Assim, conclui-se que, não foi por acaso que nos encontrámos e houve logo empatia no meio de cento e tal colegas de trabalho, empatia essa que nasceu, cresceu e por aí vai.. como diz o outro há uma linha que nos separa, mas neste caso há um elo que nos une...
Desde essa altura e, sem sabermos do parentesco, descontamos para o lar da Casa do Professor...Portanto, 2 simpáticas primas velhinhas sempre, sempre... até no LAR!!!

Sem comentários: