domingo, setembro 30, 2012

Panela (?) de barro algarvia § Tagine marroquina


1 - " Tagine da minha avó Isabel
Não sei como a minha avó chamava a este recipiente, mas ainda me recordo de a ver cozinhar aqui, no fogo de chão ao lado do forno, na rua... Demorava horas, a cozer em lume lento... o repolho e demais legumes da horta, a suculenta carne do porco criado na pocilga, o chouriço preto e vermelho....  Desta lenta cozedura resultava sempre uma carne muito tenra e suculenta, soltando-se dos ossos, um cozido muito saboroso e muito bem aromatizado com cominhos... sabores de outrora que me fazem salivar...
A tampa possui uma espécie de maçaneta no topo, que facilita a sua remoção. Durante a cozedura, a tampa pode ser levantada sem a ajuda de pegas, permitindo verificar os ingredientes, adicionar vegetais, mexer e adicionar líquido, caso seja necessário.
É um testemunho histórico e representa bem a arte islâmica de olaria deixada pelos árabes por terras do sul...
Nunca vi outra igual, assim com tampa, a não ser a que se segue abaixo, mas que é actual... 

2 - Tagine - origem Marrocos
Esta é nova, comprada em Marraquexe ha uns anos.
Tajine ou tagine (em Árabe: طاجين) é um prato gastronómico tradicional em diversos países árabes do norte de África , oriundo de Marrocos. É também o nome desta panela especial utilizada na sua confecção, que é feita com barro cozido, pintado ou envernizado. 


3 - Escaparate com pratos antigos

  
Todas estas peças, excepto a Tagine nova, decoram a minha "Casa do Monte"...a que foi dos meus avós paternos e preservo com muito carinho.
Quando lá vou...regresso cheia de energias positivas e completamente revigorada!!!

Sem comentários: