sexta-feira, novembro 07, 2008

CINEGÉTICA

A caça a espécies como a perdiz, a rola, o coelho, a lebre, o javali e a raposa, é praticada na região desde tempos imemoriais.
Talvez por essas raízes culturais, após a Lei da Caça ter permitido a criação de Zonas de Caça Associativas e Turísticas, a sociedade civil de Alcoutim manifestou grande dinamismo associativo e empresarial.
Alcoutim é, actualmente, dos concelhos do país com maior apetência para a prática cinegética.
No Algarve é, sem dúvida, o concelho mais cinegético, possuindo quase metade das zonas de caça turísticas existentes na Região.
A caça neste momento já representa uma importante fonte de emprego, directo e indirecto, no concelho, assim como uma considerável entrada de receitas. Por outro lado, tem contribuído para o aumento do fluxo de visitantes, facto que só por si justifica o apoio que a autarquia tem prestado a esta actividade.

Zonas de Caça Turísticas existentes no concelho
Tesouro,Afonso Vicente,Herdade da Bela Vista,Giões,Pateira,Monte da Estrada,Lutão,Marmelcaça,Finca Rodilha,Martincaça,Montinho da Revelada e Portelas do Guadiana.

A zona de Caça Turística da Finca Rodilha envolve áreas que me são conhecidas já que os meus avós maternos viviam na zona. Lembro-me de ser miúda e estar em casa dos meus avós e ouvir constantemente alguém dizer: " O Sr Presidente anda na caça..."
Era hábito o então Presidente da Republica, Almirante Américo Tomás, caçar na zona.
Não se fazia disso segredo, os tempos eram outros e não havia receio de " uma bala perdida"... porque eramos um povo de brandos costumes, naquela época!
A frase vem desse tempo, porque agora não é bem assim...
Acontece-me muitas vezes, quando lá vou na Primavera, ter de parar o carro para que uma perdiz mais os seus 6 ou 7 perdigotos atravessem, calmamente, a estrada.
Não têm receio algum de nós, já dos caçadores...será outra história!!!

1 comentário:

vieira calado disse...

Desejo uma longa vida a este (creio)
jovem blog.
Um abraço desde Lagos.