domingo, novembro 09, 2008

Conta-me essa tua façanha escolar...

Na sequência de um comentário que fiz no espaço do meu amigo Ferreira, ele ficou curioso e... escreveu:
"...conta-me essa tua façanha escolar.
Isso vindo de uma professora promete..."
Não teria sido coisa de muita importância, mas eu dei-lha.
Tinha 9 anos e andava na 4ª classe. Os meus pais tinham um Café na terra e eu fazia os deveres por ali, numa mesa ou noutra. Certa vez, a minha mãe olha para a conta que estava errada e diz-me que apague e faça de novo ao que eu respondi:
_Não faz mal, mãe! Já estou cansada de fazer tantas contas, e a profª nunca as vê...
Um café, sabes, de uma terra pequena como era a minha, naquele tempo. Não sei quem foi contar à professora. Era um local público e alguém que estava a ouvir o fez...
Ao outro dia, a dita conta continuava errada, a minha mãe andava na vida dela e pensou, decerto, que eu a corrigira...
_Menina, quero ver os teus trabalhos...
Só os meus, bolas, logo os meus ?!?!... E porquê os meus?... - pensava eu com os meus botões.
A conta, meu Deus, a desgraçada conta de dividir com 3 algarismos no divisor...
Vai lá perguntar agora a um Universitário de uma qualquer engenharia, por exemplo, se sabe fazê-la...
_ Ai sim?! Com que então, a professora não vê as contas! Estás a ver como te enganaste? Que afinal a professora vê as contas!!!
E foi assim... deu-me 12 reguadas onde descarregou toda a sua raiva e frustração!... Eu era boa aluna e senti-me humilhada e ofendida na minha dignidade... Sei que falhei, mas eu era uma miúda!...
Tenho consciência de que, naquele dia, aprendi uma lição de vida. Nunca, em todo o tempo da minha vida de professora, eu passei um trabalho de casa que ficasse por corrigir... Este episódio veio-me à memória vezes sem conta... Quando me dava a preguiça de corrigir um ou outro trabalho de casa, a minha consciência fazia ... Tlimmm...
Recordo que, naquele tempo, tal como agora havia de tudo numa sala de aula. Os bons alunos, os médios, os que estavam abaixo da média e os que estavam muito abaixo, abaixo, abaixo.... Hoje, temos um nome pomposo para os nomear "Alunos com Necessidades Educativas Especiais". Havia 2 ou 3 na minha sala... As tabuadas, tudo sobre os reinados dos Reis de Portugal, os Rios, as Serras, as Linhas de Caminho de Ferro de Portugal e ainda do tal Império Colonial... Angola, Moçambique, etc... E os problemas das torneiras a pingar água, quantos litros se gastam se pingar durante 2 horas 25 minutos e 53 segundos ?...
Nem me quero lembrar!... Coitados...
Naquele tempo era assim e, as coisas estavam " instituídas" e nenhum pai se chateava com isso!!!...Os tempos mudaram, felizmente, e as mentalidades também. Nunca senti vontade de castigar um aluno porque não aprendia. Dando eu o máximo de mim, quem não aprendia à primeira era porque não tinha certamente a facilidade dos outros. Tinhamos que chegar lá com mais trabalho dele e meu.
Mas um dia contei-lhe da minha mágoa de menina, acreditas?... Já éramos colegas e encontrámo-nos na baixa de Faro...
Não se lembrava. - disse-me.
Acho que, só depois desse encontro, a perdoei...

AGORA É ASSIM:


Sem comentários: