quarta-feira, novembro 05, 2008

COMO IR E ONDE FICAR

Turismo

O concelho de Alcoutim, com os seus 576,57 quilómetros quadrados, pertence ao distrito de Faro e situa-se no canto nordeste da região natural do Algarve, no denominado Sotavento Algarvio.
Tem a ribeira do Vascão a separá-lo dos concelhos de Mértola e Almodôvar a norte, faz fronteira a oeste com Loulé e a sul com Tavira e Castro Marim. Longe das multidões e da agitação dos centros turísticos do litoral algarvio, Alcoutim é um paraíso de tranquilidade entre a serra do Caldeirão e o rio Guadiana, fronteira natural com a vizinha Espanha.
A vila de Alcoutim é a sede deste município com apenas 3 770 habitantes (2001) e que se subdivide em 5 freguesias – Alcoutim, Pereiro, Giões, Martinlongo e Vaqueiros.
A região mantém bem vivo o seu artesanato, eminentemente ligado à vida rural, com peças que vão das tradicionais mantas de lã ou de trapos, à cestaria em cana e vime, olaria, bordados e rendas, toalhas de linho, arranjos florais em palha de milho, bonecas de juta, e tantas outras. A caça, a carne de porco e de borrego, e o peixe do rio constituem a base de uma rica e diversificada gastronomia, onde se destaca também uma apetitosa doçaria que reflecte, em grande parte, a abundância de mel, figos e amêndoas do Algarve.
Como chegar
O concelho é servido por dois eixos de estradas. Um no sentido norte-sul, a Estrada Nacional 122, que o liga a Mértola, para norte, e a Vila Real de Santo António, para sul; o outro, no sentido nascente-poente, a Estrada Nacional 124, que liga a sede de concelho a Martinlongo, Cachopo, Barranco do Velho, com ligação à antiga estrada do Algarve.Os dois eixos cruzam-se a 6 quilómetros da vila de Alcoutim, nas chamadas Quatro Estradas. O troço que liga o cruzamento à vila é a Estrada Nacional 122-1.
A grande novidade do acesso terrestre a Alcoutim é, desde Junho de 2005, o IC 27, uma via rápida com ligação directa à EN 122, em Monte Francisco, para sul e que, quando estiver concluída, ligará ao IP2, em Albernoa, a uns 15 quilómetros de Beja. Por enquanto, o IC 27 só chega ao nó de Alcoutim, situado a 8 quilómetros da vila, sendo a ligação a esta assegurada no essencial pela EN 122-1. Com esta nova via, Alcoutim fica a pouco mais de 20 minutos do litoral e das suas praias. A Estrada Municipal 507, marginal ao Guadiana, é outra acessibilidade especialmente recomendada pelas magníficas paisagens que o rio e as suas margens proporcionam. Para quem vem de Mértola, pela EN 122, pode ser tomada logo a seguir à povoação de Santa Marta. Para quem vem do Sul, pela mesma EN 122, pode ser tomada uns quilómetros a seguir ao Azinhal. O IC27 também tem uma ligação à EM 507 assinalada com a indicação Foz de Odeleite.

http://www.cm-alcoutim.pt

Sem comentários: