quinta-feira, novembro 06, 2008

TODOS OS CAMINHOS VÃO DAR AO RIO...

"TODOS OS CAMINHOS VÃO DAR A ROMA" - frase corrente aquando da expansão do Grande Império Romano por toda a Europa...
É assim em Alcoutim,TODOS OS CAMINHOS VÃO DAR AO RIO... A atracção que exerce sobre o Alcoutenejo é enorme.Todos os dias temos que o ver, estando lá, é bálsamo...
O João André adora ir a Alcoutim e, desta vez, mal chegámos fomos direitinhos ao rio, é assim que sempre acontece.
No cais velho há uma escadaria de pedra da região, conheço-a assim desde sempre, e descemo-la com algum cuidado. Abeiro-me da água, descalço-me e ele olha-me admirado.
_ Vais molhar os pes?
_ Claro, descalça-te tambem...
E ali ficámos sentados a chapinhar,com as pernas a balançar na água, observando os barcos que passavam, que chegavam e partiam para Sanlucar. Alguns garotos mergulham rio jnto do cais novo, mesmo ao lado onde uma corveta da Marinha está ancorada desde a véspera.

Vou-lhe contando histórias, retalhos de cenas vividas por ali em cada palmo de chão, e de repente digo:
_Queres ir a Sanlucar? É só ir e regressar...
Claro, ele está ali para concordar com tudo e adora as minhas " surpresas". Calçámo-nos à pressa porque acabava de aportar um pequeno barco.
E lá vamos nós...A viagem é rápida e quem encontro logo em Sanlúcar mal ponho o pé em terra? O JESUS, um dos meus amigos espanhóis!!!...Bom, já valeu a pena. Eu começo a falar castelhano com ele e ele a falar português comigo...Mal nos demos conta, desatámos a rir à gargalhada...


Sanlúcar continua parada no tempo!
Era hora do calor, hora da " siesta" e não se via ninguén.
No Bar do Estrela, que agora tem outro dono, o som do flamenco...
Comprámos umas guloseimas e regressámos.
***
Do João, meu amigo POETA

Se foste até Sanlucar
O “ Jesus “ foste encontrar
- Esse gordinho a teu lado;
Se um dia tirares assim
Uma foto junto a mim
Já não fico…envergonhado!...

Também me hás-de lá levar
E havemos de ir ao tal Bar
Num belo fim-de-semana;
E depois para relaxar,
Eu também quero molhar
Os pés no teu Guadiana!

Falas do teu Alcoutim
Com tanto carinho, enfim,
Que estou morto por lá ir;
Mas eu tenho a sensação
Que se pisar esse chão
Já de lá não vou sair!...

Um beijo, e não te assustes...
Teu amigo João.

Sem comentários: