quinta-feira, novembro 15, 2012

Ficou-vos na memória?!...

 
Esta foto poderá chamar a v/ atenção pela figura que saúda a população... mas o que chamou a minha atenção foi a janela do meu quarto, mesmo em frente, com a colcha pendurada!!!
Dali eu via tudo e, como costumo dizer, da janela do meu quarto eu via a Praça pulsar...
Devem ter-se passado uns 50 anos...
 
Mais uma foto das centenas que guardo... esta foto é histórica, embora não gostemos de recordar estas figuras, foi um dia importante para a vila.
Inaugurava-se a energia electrica...
 
Aguardava-se chegada do Almirante numa Curveta da Marinha Portuguesa...
Eu estava por ali, com todos os meus colegas, no meio da multidão. Decerto vestida a rigor, sapato de verniz preto com presilha, meias brancas arrendadas qua a minha mãe fazia tão bem e tranças com laçarotes nas pontas a condizer com o vestido.
A professora a dar as ultimas instruções e nós a acenarmos com as bandeiritas nas mãos... deveríamos comportar-nos bem e fazer tudo direitinho. Vinha visitar-nos Sua Exª o Presidente da República Portuguesa - o mais alto cargo da nação - aquele senhor vestido de branco, que víamos na parede  da sala de aula, ao lado de outro Sr de nariz grande que vestia um fato escuro... No meio de ambos um crucifixo... todos sabíamos bem quem eram e aguardávamos, expectantes.
Éramos crianças e tudo nos fazia felizes. Nós queríamos lá saber do que se passava fora dali, em Lisboa ou no resto do mundo!....
O nosso mundo era aquele, era restrito, mas era fantástico. A banda tocava, as ruas estavam engalanadas, nas janelas esvoaçavam as colchas, os GNR e GF vestiam as fardas de gala... Era dia de festa e ponto final...
 

Sem comentários: