segunda-feira, novembro 05, 2012

O Castelo Velho de Alcoutim



O Castelo Velho de Alcoutim, aliás a Moura do Castelo Velho, deu o nome a este blogue. Tudo começou com a Lenda da Moura...
Ainda lá estão as ruínas do Castelo Velho e diz-se que a Moura encantada, também. Também denominado como Castelo de Santa Bárbara, localiza-se num morro sobranceiro ao rio e a cerca de 1 km da vila. É uma das mais importantes estruturas da arquitectura militar islâmica do Algarve.
 A opção muçulmana pelo sítio onde se ergue o chamado Castelo Velho não é plenamente compreendida pelos estudiosos. É certo, entretanto, que a defesa foi determinada pela navegação no rio Guadiana e pela importância da atividade mineradora na região à época. As pesquisas arqueológicass no local documentam adequadamente a sua edificação, a partir da formação do Emirado de Córdoba. Posteriormente, à época dos califas e das primeiras taifas, as suas instalações foram ampliadas, adossando-se algumas edificações às suas muralhas e erguendo-se uma torre para a proteção do portão principal de acesso.
Abandonado durante o século XI em circunstâncias desconhecidas, a estrutura gradativamente perdeu os fins militares. Após a Reconquista, os soberanos de Portugal privilegiaram o sítio da actual vila, para cuja defesa erigiram o Castelo de Alcoutim.

Podes ler A Lenda da Moura do castelo Velho, aqui:
http://moura-do-castelo-velho.blogspot.pt/2008/10/lenda-da-moura-do-castelo-velho-de.html

Sem comentários: