segunda-feira, novembro 05, 2012

Sobe o Guadiana e ficas encantado/a!!!

 
O grande rio do sul é maravilhoso...
Seguindo a EN 122, sentido Vila Real Sto António/ Mértola, a 3 km desvias e  encontras:
- Almada de Ouro uma aldeia muito simpática na margem direita do Guadiana. Tens aqui uma paisagem de grande riqueza natural a envolver-te, assim como as fragrâncias campestres que pairam no ar. Delicia-te!!!
- Alcarias é a povoação seguinte, bem no cimo do monte...A paisagem que comtemplas é quase celestial...tens uma excelente vista nesta, já apelidada, "aldeia miradouro" com uma vista excelente sobre a sede de freguesia - Odeleite.
- Foz de Odeleite é a povoação seguinte, ganhou o nome porque ali desagua a Ribeira de Odeleite. Podes descer e caminhar ou banhar-te nas águas cálidas do rio ou até fazer uma pescaria - muge, barbo, sável, corvina...Visita a queijaria artesanal.
- Álamo - onde podes visitar a  Barragem romana - uma infra-estrutura milenar que indicia a localização de uma abastada villa 100 metros, a jusante.
- Guerreiros do Rio - o Museu do Rio é paragem obrigatária. Aprecia a história do rio e das suas gentes, admira o trabalho ao vivo de alguns artesãos de artes de pesca nas margens do rio.
Delicia-te com os diversos pratos de peixe do rio - o famoso ensopado de enguias, o arroz de lampreia, sopas de muge, de barbo, etc...
- Laranjeiras e Montinho das Laranjeiras de grande valor arqueológico e turistico mercê dos vestígios da Villa Romana do Montinho das Laranjeiras.
Podes presenciar a arquitectura rural serrana nos fornos comunitários, nas casas de pedra, nas noras e poços.
Seguindo na direcção de Alcoutim, encontras o Miradouro do Pontal onde podes merendar e desfrutar da paisagem.
- Alcoutim, uma vila encantadora com uma vista maravilhosa para o Rio Guadiana e para Sanlúcar del Guadiana. Tens monumentos para visitar: O Castelo de Alcoutim, sec XIV, classificado como Imóvel de Interesse Publico. No seu interior o
Núcleo Museológico de Arqueologia apresenta exposições num percurso de 5000 anos. No recinto do Castelo tens a Loja de Artesanato que te dá a conhecer os produtos locais.
Alcoutim é pródiga em Igrejas. Algumas foram Mesquitas Árabes transformadas em Igrejas Cristãs: Igreja de Nossa Sra da Conceição, Igreja Matriz de S. Salvador de Alcoutim, Ermida de Santo António, Igreja da Misericórdia.
 
Calcorreia pelas ruas e ruelas antigas e tens uma terra linda a descobrir...
 
Podes pernoitar no Guadiana River Hotel.
 
Quando lá  vou, sempre durmo na minha casa, mas já dormi na Pousada da Juventude  e gostei bastante. Foi um hábito que me ficou das visitas escolares, sou saudosista desses tempos e as gargalhadas e boa disposição da malta jovem nunca me impediram de dormir e sempre foram bálsamo na minha vida.
 
Diverte-te e boa permanência!!!
 

Sem comentários: