sexta-feira, novembro 23, 2012

O meu PAI - anos 50. . .

 O meu pai, visto pelos olhos de um amigo.


No seu Fiat... qual galã de Hollywood!!!

Foi de facto um homem único no lugar e no tempo!
Como o admiro, na sua tenacidade, no seu querer ir mais além no conhecimento, apesar do ermo solitário, embora lindo em que vivia (Alcaria Alta), colmatado pela experimentação eloquente e por vezes perigosa das "engenhocas" de que era protagonista ímpar!
Ele era um verdadeiro Miguel Ângelo naquele sítio! 
Foi o primeiro a adquirir um rádio, que os mais velhos e mais novos (como eu) aproveitávamos para ouvir, enquanto saboreávamos um copito da aguardente que, entretanto, destilava no alambique; como relojoeiro exímio que tb era, deliciávamo-nos a observar aquela variedade de relógios sobre a bancada; as primeiras quadras de António Aleixo foram exibidas por ele lá no Monte; o primeiro gravador, já em Alcoutim, decifrava algumas fitas magnéticas que militares, como eu, enviávamos lá da guerra, para a família (não havia telemóveis...); a primeira bicicleta com motor adaptado, com mudanças semelhantes às de um automóvel (dela caiu algumas vezes) atravessou o rossio, conduzida por ele; belos tecidos artesanais confecionava naquele tear, como distinto tecelão que foi no concelho de Alcoutim etc. etc etc.
A última vez que o vi foi em Loulé, quando me desloquei de Lisboa e aproveitei para trabalharmos ambos, na sua oficina improvisada, na execução de um aerogerador o qual, possivelmente, ainda deve estar a girar lá no quintal em Loulé, onde vivia ultimamente...
Grande Homem, o meu primo João Baltazar, que ainda hoje continua presente como ontem!
OBRIGADO, Sebastião por me mostrares o meu PAI nos anos 50...  
No blogue AlcoutimLIVRE o Sr José Varzeano havia de complementar esta tua narrativa, mostrando-me como era JBG nos anos que se seguiram!!! É um privilégio poder contar com as vossas memórias mais recônditas.
Adoro conhecer o meu pai aos vossos olhos.
Beijinho e bem hajas.
Maria Odili@

Sem comentários: